Inovação

jul

03

2020

CDL POA quer atrair empreendedores para projetos que reinventem o varejo

Estão abertas até o dia 17 de julho as inscrições para as empresas que queiram participar do Programa de Inovação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), lançado para conectar startups de todo o Brasil ao setor do varejo. A proposta é engajar empresas inovadoras para transformação 360° do mercado varejista, por meio da criação e implantação de soluções que qualifiquem e desenvolvam negócios, especialmente os que estão sendo desafiados pelo cenário da pandemia da Covid-19.

O programa será executado em sete etapas, com início na seleção das startups e término com a premiação e a aceleração das vencedoras. O projeto conta com a mentoria da Grow+ e da Anlab, reconhecidas no mercado por sua expertise em inovação. As inscrições poderão ser realizadas pelo site www.cdlpoa.com.br.

A três startups vencedoras serão premiadas com valores que podem chegar até R$ 30 mil, além da aceleração de seus negócios. Durante todo o processo de seleção e desenvolvimento, as startups terão a possibilidade de fechar contratos e parcerias comerciais com a CDL POA, aderir ao portfólio de soluções da entidade e acessar as três mil empresas associadas e as 130 entidades parceiras, que impactam em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul e 30 mil CNPJs.

Nesta entrevista, o superintendente da CDL POA, Maico Renner, explica que esse programa é resultado de uma visão que vem sendo criada nos últimos anos pela entidade, e não se trata de uma iniciativa isolada. “Não fazemos inovação por modismo, mas por convicção. Queremos aproximar os nossos associados das startups para desenvolver soluções transformadoras ao varejo”, aponta.

GROW+ – Que soluções a CDL Porto Alegre está buscando junto ao ecossistema de inovação para acelerar o varejo? E quais as oportunidades que isso deve gerar para as startups?

Maico Renner – Neste primeiro momento estamos procurando startups com soluções que apoiem a cultura digital, a eficiência operacional, a experiência de compra e a inteligência de dados. Estamos estimulando esses jovens empreendedores a nos ajudarem a reinventar o varejo. É um desafio nobre e as oportunidades são muitas. A CDL Porto Alegre está inserida no mercado de birô de crédito, então, estamos conectados com a Boa Vista Serviços. Isso significa que temos informações dos consumidores que podem ser trabalhadas com inteligência dos dados e uma rede de 130 entidades parceiras no interior, além dos associados. Isso significa mais de 30 mil CNPJs, uma rede altamente atrativa para as startups. Sem falar na possibilidade de incluirmos as soluções destas empresas no portfólio de benefícios oferecidos aos associados e acelerar essas empresas.

GROW+ – Como nasceu esse programa de inovação?

Renner – Esse programa faz parte do ecossistema vivo que estamos criando há alguns anos na CDL POA. Não é algo isolado. Não estamos fazendo inovação por modismo, como outros fazem, mas porque é preciso mudar. Vamos comemorar 60 anos em 2020, e muita coisa não é mais a mesma desde que a CDL POA foi criada. Estamos constantemente repensando o propósito e mudando a cultura da entidade. Nas décadas anteriores, as empresas faziam parte de uma entidade para receber informações estratégicas para sua atuação, porém, hoje isso se tornou algo instantâneo. Abastecer os associados com informações não é mais um diferencial, o grande diferencial é a inovação. O maior desafio do varejista hoje em dia é inovar, saber o que fazer, entender se está à frente do mercado ou atrasado.

GROW+ – Como tem sido a construção desta visão de inovação na entidade e associados nos últimos anos?

Renner – Passamos por uma série de adaptações. Compramos uma nova sede, que devemos inaugurar em 2021. Em 2019, fomos uma das signatárias do Pacto Alegre, uma iniciativa da Aliança pela Inovação de Porto Alegre. Também fomos a primeira entidade a ser uma das fundadoras do Instituto Caldeira, que tende a ser grande polo de inovação no Estado – a CDL POA quer ser uma das líderes da vertical varejo nesta iniciativa. Fizemos ano passado um hackathon que foi muito bem-sucedido. Algumas empresas viajaram mais de 700 km para estar com a gente. Saímos de lá com 198 ideias para apresentar aos nossos associados. Tudo isso serviu como preparação para o lançamento do nosso Programa de Inovação. Passar por todas essas etapas nos permitiu sermos mais assertivos no escopo do projeto.

GROW+ – O programa passou por alguma adaptação em função da pandemia?

Renner – Sim, íamos lançar em março, mas aí veio a pandemia da Covid-19 o que nos fez repensar alguns pontos. Um deles é que agora não queremos mais simplesmente preparar lojista para a transformação, pois isso já está acontecendo. Redes sociais e aplicativos como Zoom viraram ponto de encontro pessoal e realização de reuniões, muitos tiveram que começar a vender no e-commerce e as pessoas que iam ao banco e que ainda não estavam familiarizadas com o digital precisaram se acostumar. Sem falar na aceleração da bancarização que aconteceu, na medida em que a Caixa Econômica Federal precisou abrir mais de 40 milhões de contas digitais em poucos dias para pagar o auxílio emergencial. Agora, entendemos que o essencial para o lojista é ter acesso a soluções que ajudem a reinventar o varejo para atender o novo consumidor que está acelerando as suas experiências digitais em função da pandemia.

Como será a seleção dos projetos?

Os projetos serão selecionados a partir de sua aplicabilidade nas seguintes áreas:

Cultura Digital: soluções para capacitações, treinamentos, gamificação e ações de engajamento;

Eficiência Operacional: foco em conectar todas as pontas de uma operação, desde a logística até as compras;

Experiência de Compra: soluções para auxiliar em uma experiência de compra personalizada por meio de novas tecnologias;

Inteligência de Dados: captura e análise de dados em cada etapa da jornada de compra

Patricia Knebel

Patricia Knebel

Jornalista, escritora e content creator especializada na produção de conteúdos multiplataforma
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Inovar não precisa ser tão desafiador!

Inovar não precisa ser tão desafiador!