Foi dada a largada para o Programa Inovares, iniciativa de inovação aberta do Grupo Linhares, um dos maiores players de varejo automotivo do Brasil. A chamada para empreendedores de todo Brasil já está aberta. O projeto conta com o apoio do Ninna Hub e GROW+.
O objetivo da estratégia do grupo é gerar os diferenciais necessários para melhorar a jornada de seus clientes e colaboradores através de parcerias com o ecossistema de inovação e gerando novas oportunidades para empresas/startups.
Serão selecionadas até 10 soluções para os desafios propostos com possibilidade, ao final, de realização de uma Prova de Conceito (POC) junto ao Grupo Linhares. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 15 de novembro de 2020. A seleção das empresas acontece até o dia 1° de dezembro.
São cinco temáticas para a chamada de seleção de empreendedores que devem ser atendidas pelas soluções desenvolvidas: Lojas e pontos de vendas conceito, programa de fidelização, experiência multicanal (omnichannel), modelo de vendas e padronização do atendimento.
Podem participar empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil que ofereçam soluções inovadoras aos temas propostos e que as soluções sejam ou possam ser aplicadas ao varejo. É fundamental que estejam de acordo com os pré-requisitos estabelecidos no regulamento.
A expectativa é que o Programa Inovares eleve o Grupo Linhares a ainda melhores resultados, por meio da evolução e transformação do segmento em que atua, trabalhando a inovação aberta e gerando oportunidades para empresas/startups.
As cinco temáticas
Lojas e Pontos de Vendas Conceito (Motos)
Soluções que aprimorem ainda mais a experiência do cliente, focando em suavizar atritos e potencializar a experiência de compra nas lojas do segmento 2 Rodas e respeitando as normas do parceiro Honda.
Programa de Fidelização (Motos e Carros)
Busca por melhores resultados de vendas e oferecer aos clientes benefícios para a manutenção deste relacionamento. A ideia é ir além dos tradicionais programas de fidelidade que consistem em cadastrar clientes e oferecer descontos ou algo similar. O foco é fornecer meios que demonstrem a existência de um relacionamento e cuidado, evidenciando a “Paixão Por Servir” do Grupo Linhares.
Experiência multicanal ou Omnichannel (Motos e Carros)
Como meio de consolidar todos os canais, seja ele o físico ou o digital, a meta é buscar uma estratégia de experiência imersiva e fluida aos clientes em toda a sua jornada. Além disso, um papel importante no Grupo Linhares é o vendedor/consultor digital, que atende fora dos pontos de vendas, tratando diretamente com o cliente e com foco em dar acesso a qualquer um que queira adquirir seu veículo. Neste sentindo, é cada vez mais relevante o foco nas soluções digitais.
Modelo de vendas (Motos e Carros)
Revalidar os processos de vendas atuais, tendo como entrega maior a construção de um play book de vendas para que o grupo Linhares possa ter um passo a passo padronizado que auxiliará as equipes de vendas nas suas atividades. O objetivo é aumentar as chances de atingir as metas, com previsibilidade.
Padronização do Atendimento (Motos e Carros)
Construir um passo a passo que possa servir de guia no atendimento em cada etapa da jornada do cliente – da atração à fidelização, respeitando a cultura da empresa e do local.
O Grupo Linhares
Fundado em 1998 no Ceará, o Grupo Linhares atua no segmento de concessionárias de motos Honda (com as marcas Ares e Nova Onda) e carros Hyundai e Renault (com a marca Terra Santa).
Atualmente está entre as seis smaiores concessionárias de motos do Brasil e aos poucos cresce na operação de carros. Atende mais de 150 municípios nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe com 54 Lojas ou pontos de vendas e mais de 500 colaboradores que operam com veículos novos, seminovos, consórcios, seguros, peças, acessórios e serviços de pós vendas.
O Ninna Hub
O Ninna Hub é um espaço com mais de 1.000 m² na antiga Bolsa de Valores do Nordeste, em Fortaleza (CE), conectando empresas, startups e investidores para acelerar a inovação e inspirar novos produtos, serviços e modelos de negócios.
Para isso, conta com um time de inovadores, programas específicos e uma metodologia que já se tornou referência no mercado para ajudar as empresas a desbravarem a economia digital.