Reprodução/GROW+

Conhecimento

mar

29

2021

Cristiano Englert conversa com o gerente de inovação aberta da Dasa, Thiago Julio, um dos participantes do evento

Insights sobre o futuro da saúde marcam 1ª Semana da Inovação Unimed e GROW+

Um evento para discutir as novas tecnologias e pensamentos que estão apoiando a construção do futuro da saúde no mundo. A Master Class da Saúde – Semana da Inovação, iniciativa da Unimed Federação/RS em parceria com a GROW+, reuniu pesquisadores, pensadores e empreendedores. São profissionais que dedicam sua vida e propósito para desenvolver inovação na saúde.

Durante três dias, foram apresentados cases, palestras e painéis. Outra atração foi a realização de treinamentos de metodologias e ferramentas de trabalho. Tudo para apoiar essa jornada de transformação dos profissionais que atuam nesse mercado.

“Precisamos estar sempre respirando e renovando o oxigênio da inovação nas nossas equipes. Eventos como a Semana da Inovação Unimed trazem essa possiblidade de reciclar ideias ao aproximar nossos times dos atores externos. Receber insights e poder compartilhar exemplos reforça esse olhar de construção das novas visões do que estamos fazendo”, destaca o superintendente Executivo Unimed Federaçao/RS, Geison Tremea.

O evento foi realizado no modelo híbrido e de acordo com todos os protocolos sanitários exigidos por esse momento de pandemia da Covid-19. Alguns participantes estavam direto do HealthPlus Innovation Center, no Tecnopuc, e parte on-line. As pessoas puderam acompanhar as transmissões pelo YouTube.

“A Semana da Inovação foi um momento para respirarmos inovação e entendermos o papel das novas tecnologias na saúde, sem esquecer o lado humano. O setor precisa repensar processos, construir o novo e validar novas ideias de futuro”, analisa Cristiano Englert, médico e Head do HealthPlus.

O HealthPlus Innovation Center é um cluster exclusivo de inovação em saúde, resultado de uma iniciativa da GROW+ e do Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. Ali, reúnem-se healthtechs e mantenedores – empresas como a Unimed Federação/RS – para a construção de uma jornada de empreendedorismo, inovação e cultura digital nas organizações de saúde.

O CEO da GROW+, Paulo Beck, destacou a importância do evento e comentou que as empresas precisam, mais do que nunca, inovar. Para isso, o caminho é o da mudança da cultura, algo que eventos como a Semana da Inovação incentivam.

“Para construir o novo, as corporações estão em uma desafiadora jornada de transformação. É um momento em que os executivos precisam ter soluções criativas para resolver problemas corporativos e incentivar as pessoas a colaborarem”, relata.

Nomes como o Head de Marketing e Inovação da Novartis, Allan Ribeiro, o gerente de Inovação e Startups do Hospital Albert Einstein, Leopoldo Lima e o presidente executivo do Grupo Dimed, Julio Ricardo Mottin Neto, participaram como painelistas.

O gerente de inovação aberta da Dasa e diretor do Cubo Health, Thiago Julio, comentou que a nova economia é dominada pelas startups e pelas big techs. “São empresas criadas no mundo digital e que usam isso como alavanca. Por estar em um ambiente ambíguo e incerto, essas operações desenvolvem métodos para crescer usando tecnologia, ferramentas de design, novas ferramentas para testar negócios e capital de risco”, destaca.

O movimento de reação das companhias tradicionais a essa nova competição é, segundo ele, o que chamamos de transformação digital. “O desafio é educar e apoiar as grandes empresas nesse processo, senão corremos o risco de a startup morrer nessa conexão”, diz.

A CEO da Tummi App, Alessandra Morelle, destacou a evolução das novas tecnologias. Ela falou também sobre o novo cenário de colaboração entre todos nesta transformação cultural que estamos passando. “Precisamos unir habilidades para evoluir e entregar valor para os nossos pacientes”, destaca.

Grow+

Grow+

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!