5 Fatores que Mostram a Importância do Blog para o seu Negócio

5 Fatores que Mostram a Importância do Blog para o seu Negócio

Nesse artigo falamos sobre a importância de investir em um Blog e porque ele deve ser alimentado periodicamente para que seu negócio ganhe autoridade e seja encontrado.

 

“Novo” Processo de Compra

O primeiro passo fundamental para entender a importância de ter um blog atualizado semanalmente para o seu negócio é a mudança que a internet trouxe para o processo de compra.

Se antes da invenção da internet e dos buscadores (quando falarmos em buscadores, entenda o Google, pois ele é responsável por cerca de 90% das buscas feitas no Brasil hoje em dia) o primeiro contato que o consumidor tinha com o seu negócio era diretamente conversando com o vendedor, hoje não é mais assim.

Hoje o consumidor pesquisa na internet sobre as soluções que podem existir para o problema que ele tem ou sobre um produto que ele deseja e somente quando ele está decidido pela compra é que ele entra em contato com as empresas que oferecem o produto ou solução.

E é aqui que entra a primeira função fundamental do Blog, pois ele serve para você divulgar o seu produto/serviço através de conteúdo, ou seja, de artigos que explicam os benefícios da sua solução/produto e os seus diferenciais.

 

Melhor Posicionamento nos Buscadores

Esse é o segundo ponto crucial, e explica muito bem porque todo o negócio deveria ter um Blog. Com essa mudança no processo de compra os sites melhores ranqueados no Google são mais encontrados e consequentemente, geram mais tráfego orgânico, gratuito. Isso acontece pois os buscadores simpatizam com Blogs que produzem conteúdo relevante.

Uma empresa que utiliza uma boa estratégia de produção de conteúdo e alimenta seu Blog constantemente, será mais facilmente encontrada na internet e consequentemente terá mais pessoas chegando aos seus canais, entendendo o seu negócio e os benefícios que ele gera.

Para você ter uma ideia da importância de estar bem ranqueado organicamente no Google, trago para você duas estatísticas:

 

 “80% das pessoas não chegam na segunda página de resultados”

 

“60% das pessoas olham somente os 3 primeiros resultados”

 

Esses números mostram que não basta estar bem ranqueado, é fundamental estar entre os três primeiros colocados nos buscadores, pois a maioria das pessoas entram somente nesses links.

 

Tráfego Qualificado

Para obter resultados com a internet para o seu negócio é importantíssimo gerar tráfego, porém o mais importante é que esse tráfego seja qualificado, ou seja, que as pessoas que chegam aos seus canais tenham interesse real no seu serviço/produto, mesmo que não estejam prontos para comprar.

Com um Blog e a produção de conteúdo baseada na sua Jornada de Compra, caminho que seus clientes passam até estarem prontos para comprar a sua solução, você terá tráfego qualificado, pois as pessoas estão pesquisando sobre o assunto que você está disponibilizando no seu Blog.

 

Geração de Leads

Lead é o visitante que chegou ao seu site e deixou um contato, seja email, Skype, telefone, ou qualquer contato que dará a você a possibilidade de manter um relacionamento com ele.

E qual a importância de ter o contato de uma pessoa que pesquisou sobre a sua solução?

Você poderá educar ela pela Jornada de Compra do seu negócio e fazer com que ela se torne um cliente, desde que mantenha um bom relacionamento. Isso é importante, pois poucas pessoas estão prontas para comprar a sua solução logo no primeiro contato com a sua empresa.

 

Educação dos Visitantes + Apoio para Área de Vendas = Menor CAC

O último ponto que mostra a importância de ter um Blog atualizado é que quando produzimos conteúdo constantemente, educamos nossos visitantes com relação ao nosso negócio, essa educação se torna mais importante quando você possui uma solução que apresenta uma venda mais técnica.

Isso porque as pessoas que acompanham o seu conteúdo, além de se interessarem por ela, verão como essa solução poderá se aplicar ao seu negócio, entendendo melhor os benefícios gerados.

Isso facilita o trabalho da área Comercial para fechar a venda, porque as pessoas já entendem melhor o seu produto/serviço, pois realmente acompanham o que você produz de conteúdo.

Quando a área de vendas entrar em contato com o seu leitor, não precisará se apresentar, ele automaticamente já irá fazer um link com a sua empresa, o que facilitará o processo.

Somando a educação dos visitantes ao apoio para a área comercial temos como resultado um Custo por Aquisição de Cliente (CAC) mais baixo, ou seja, você gastará menos para gerar novos clientes. Aumentando o tráfego orgânico gradualmente, você poderá investir menos em mídia paga o que diminui o CAC.

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