Martketing Flywheel: 3 Passos para Girar a Roda do Sucesso

Martketing Flywheel: 3 Passos para Girar a Roda do Sucesso

A palavra “Flywheel” é muito utilizada na mecânica, sua tradução para o português pode ser definida como “volante”. O volante é uma peça que fica dentro do motor do carro e gira com a energia cinética que é produzida pela explosão dos pistões, sua principal função é transferir força para a caixa de marchas.

Se você não é físico, nem mecânico, e não se lembra das lições de física aprendidas na escola, vou explicar melhor o atrito cinético. Ao contrário do atrito estático, o atrito cinético exige uma força menor para movimentar um corpo, ou seja, pensando em uma roleta de cassino, faz-se menos força para continuar a girá-la do que para tirá-la do repouso.

Com essa explicação, fica mais fácil de entender o Marketing Flywheel, nas suas primeiras ações de marketing na internet você precisará utilizar muito mais esforço para alcançar resultados do que quando tiver sua roleta girando. As suas estratégias de marketing, devem ser pensadas em longo prazo e necessitam de um tempo de amadurecimento até que ganhe força e comece a gerar resultados.

Os empreendedores digitais normalmente não conseguem atingir os resultados que buscam com marketing digital, pois não observam alguns pontos importantes que são imprescindíveis para girar a roleta e tem que recomeçar várias vezes, fazendo muito mais força e não obtendo resultados.

Abaixo veja os três requisitos principais para aplicar o Marketing Flywheel no seu negócio:

 

1) Metas claras, pensamento de longo prazo e investimento resultam em sucesso

O primeiro passo para qualquer projeto de sucesso é definir as metas e pensar a longo prazo, isso não é diferente no marketing digital. Ninguém alcança a linha de chegada de uma maratona se não der o primeiro passo, gosto de pensar que cada passo, cada quilômetro da maratona é uma meta que foi alcançada e vencida. Dessa forma a caminhada para o sucesso é muito mais gratificante e seu caminho será menos árduo.

Antes de começar a divulgar seu empreendimento ou serviços na internet, guarde um tempo para definir suas metas e as defina para os próximos três anos, mas lembre-se que deve definir ações durante esse período que deverão ser realizadas e realmente realizá-las. Pode não ser no prazo que havia previsto, mas necessariamente execute.

Muito importante é não parar os investimentos quando os resultados começarem a aparecer, com o tempo e alcançando autoridade com seu site você verá que os resultados virão como se fosse uma bola de neve, e nesse momento você tem que ter em mente que quanto mais investir, mais resultado terá. Portanto, não tenha medo de investir em Marketing Digital e faça girar a roleta do sucesso.

 

2) Não tenha medo de errar, tire a palavra desistir do seu vocabulário e introduza persistência

Pense que os erros são seus melhores amigos e aprenda com eles, após cometer o erro ou falhar, os utilize como um combustível e não os cometa novamente. Saiba que em toda a jornada haverá falhas, às utilize para aprender e crescer com elas.

“Não desista!!! Desistir é uma palavra que deverá ser excluída do seu vocabulário!!!”

Como você executará seu projeto através de metas pré-definidas, após cometer algum erro ou falhar em algum ponto, não precisará começar tudo novamente. Você já terá trilhado um caminho e só precisará continuar de onde errou. Aqui fica bem claro o conceito do Marketing Flywheel.

Caso você esteja acertando, continue seu caminho, o sucesso da sua empresa é o seu ponto de chegada.

 

 3) Entenda a conexão dos canais e aprenda a encontrar o impulso neles

Entendendo como funcionam os canais disponíveis na internet para divulgação do seu negócio, você perceberá que eles se conectam e trazem resultados impressionantes. Um exemplo disso é um post publicado no seu blog que esteja integrado com o Facebook, Twitter, Google Plus, Linkedin, entre outros, quando esse post tem um conteúdo relevante para as pessoas, elas irão compartilhar esse artigo nas redes sociais, o que leva o nome da sua marca para muito mais pessoas.

Essa conexão também pode ser percebida na utilização do Facebook Ads e do Google Adwords, utilizando essas ferramentas de divulgação, você entenderá que quanto mais conhecida sua marca/negócio for, quanto mais autoridade tiver e mais especificado seja o seu público alvo, mais barato será o clique na sua propaganda.

Outro ponto importante é quanto ao branding, quanto mais conhecida for sua marca e a autoridade gerada pelo seu empreendimento, mais fácil será fazer com que suas estratégias digitais se encaixem.

Entendo ainda, que o remarketing é onde melhor pode ser visualizado o resultado do trabalho do Marketing Flywheel. Pois quando as pessoas clicarem na sua propaganda, acompanharem os seus posts, entrarem no seu site, se você tiver um trabalho bom de remarketing, suas propagandas irão “seguir” as pessoas onde é que elas estejam na internet, seja no Facebook ou apenas navegando pela internet e isso gera autoridade.

O que você deve ter em mente é que as redes sociais são baseadas em relacionamentos, as pessoas procuram pessoas ou empresas com quem possam se relacionar, dessa mesma forma, deve ser o relacionamento entre negócios. Procure sites de empreendedores que tenham a ver com o seu negócio e faça parcerias que beneficiem o seu cliente, despertando assim o interesse de mais pessoas.

Pense dessa forma e gire a roleta para o sucesso da sua empresa, tendo em mente que é mais fácil dar impulsos para continuar girando, do que sempre recomeçar.

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