Estão abertas até o dia 23 de maio as inscrições para o Ideathon, uma maratona de ideação que vai conectar estudantes da Universidade de São Paulo USP., uma das mais respeitadas do Brasil, aos desafios da construção civil. Serão quatro meses de atividades, totalmente virtual. O desafio de Inovação USP e ArcelorMittal conta com o apoio da GROW+.
O programa prevê mentorias e capacitações para apoiar os alunos na formatação das suas ideias. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Galileu. São quatro temáticas principais: sustentabilidade, construções inteligentes, indústria 4.0 e novos modelos de negócio.
O Ideathon vai selecionar 20 ideias. O primeiro lugar receberá um troféu e dois notebooks; o segundo um troféu e um notebook e o terceiro um troféu, um kit de produtos (mochila, teclado e mouse).
Entenda melhor as quatro temáticas principais do Ideathon
Sustentabilidade: busca por soluções que utilizem o conceito de economia circular, neutralização da emissão de CO2 na cadeia do aço e transformação de resíduos em coprodutos da siderurgia;
Construções Inteligentes: ideias que ofereçam novas perspectivas para o uso do aço nas construções do futuro;
Indústria 4.0: soluções digitais e tecnológicas para transformar a operação industrial e a indústria da construção civil;
Novos Modelos de Negócio: ideias inovadoras que contribuam para o desenvolvimento de novos modelos de negócios envolvendo o aço.
Quem está realizando a maratona de ideação
ArcelorMittal: Líder mundial na produção de aço e um dos maiores em mineração, o Grupo ArcelorMittal possui clientes em 160 países e conta com mais de 190 mil empregados. A ArcelorMittal Brasil é a líder na produção de aços do país, com plantas industriais em seis estados.
USP: A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública estadual ligada à Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico
GROW+: Aceleradora de startups que trabalha com design de produtos, pensados e projetados para a Nova Era digital, e constrói programas digitais de inovação aberta para empresas e investidores se conectarem com startups de uma forma criativa e colaborativa.