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Artigo

ago

26

2020

Como uma comunidade pode impulsionar a inovação no meu negócio?

Por Leonardo de Alencar Costa, gestor de Comunidades GROW+

O desenvolvimento de comunidades ao redor de negócios tem sido tendência nos últimos anos. A posição de gestor de comunidades está em alta, e a curiosidade sobre o tema pode ser comprovada quando fazemos pesquisas pelo tema “profissões do futuro” facilmente nas redes sociais.

Por quê? Porque as comunidades são o combustível para a inovação, e a inovação é a chave para o futuro das empresas! Comunidades são grupos de pessoas constituídos através do compartilhamento de interesses em comum. Sejam fãs de uma marca, usuários de um determinado produto ou empreendedores de uma determinada cidade. Uma das grandes características é que são um ambiente de intensa troca de práticas e conhecimentos.

Uma comunidade engajada é capaz de fornecer insights poderosos, e de maneira constante. Esses insights podem ser usados para promover e acelerar processos de inovação interna, seja em novos produtos ou serviços, ou mesmo em processos.

Respondendo à pergunta inicial, como uma comunidade pode impulsionar a inovação em uma empresa? Porque ao engajar uma comunidade em torno de um objetivo específico do negócio, as empresas podem ter vários benefícios.

A Apple, por exemplo, tem como uma grande ferramenta de suporte aos seus usuários um fórum de discussões onde usuários experientes, diariamente, tiram dúvidas entre si, beneficiando milhares de pessoas e gerando uma grande economia de recursos para a empresa. Isso porque, evitam que canais como as Apple Stores ou a linha telefônica sejam sobrecarregadas. Por que esses usuários fazem isso? Porque já evoluíram de simples clientes para fãs e advogados da marca. Eles sentem realização em compartilhar seus conhecimentos e serem reconhecidos como grandes sabedores do assunto.

Outro exemplo clássico de comunidades que incentivam a inovação é no caso da Starbucks. A empresa possui um site específico para que os clientes possam submeter ideias como de novos “blends” de café, novos serviços e até mesmo pedir uma loja em uma área específica. Semelhante à Apple, os clientes frequentes do Starbucks tomam muitas posturas de fãs da marca, como defendê-la em ambientes digitais e gerando os próprios insights para inovação no site (https://ideas.starbucks.com).

Mas, como desenvolver uma estratégia de comunidade para meu negócio?

Uma estratégia de comunidade pode ser construída com a ajuda de empresas especializadas no tema ou por iniciativa própria, com a criação de um setor para gestão de comunidades.

No Ninna Hub conectamos diariamente diferentes comunidades aos nossos mantenedores por meio de iniciativas de inovação aberta, conexão em eventos temáticos e de várias outras formas.

Fale comigo para saber mais como podemos de ajudar a inovar usando comunidades!

Leonardo de Alencar Costa

Leonardo de Alencar Costa

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