, , , ,

Hospital Ernesto Dornelles aposta em ”laboratório vivo” para estimular novas ideias e soluções

Com 67 anos de história, o Hospital Ernesto Dornelles (HED) começou 2020 com novas perspectivas de desenvolvimento de produtos e soluções capazes de atender às novas demandas dos pacientes na era digital.

A área de inovação expandiu os limites da instituição e se instalou no Health Plus Innovation Center, localizado no Tecnopuc, o parque científico e tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Ali foi estruturado o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do HED (CITS), iniciativa de inovação aberta liderada por Geraldo Aguiar, gestor de projetos e inovação. A estrutura idealizada por Aguiar e Luis Goulart, gestor de tecnologia da informação do HED, tem como objetivo principal o desenvolvimento de soluções focadas na melhora da experiência dos pacientes do hospital.

“A transformação digital está impactando os negócios dos hospitais, especialmente porque está empoderando o paciente, que tem cada vez mais informação sobre os profissionais que estão fazendo o atendimento, além dos tratamentos e das tecnologias disponíveis. Por isso, um dos nossos eixos de trabalho está centrado na experiência do cliente”, diz.

O foco nas ações de inovação do HED começou com a percepção da direção da instituição de que esse é um assunto de valor estratégico. A partir disso, veio a contratação da consultoria Ernst Young para fazer uma análise do nível da maturidade desse tema na estrutura interna e, então, foi o momento de visitar players de saúde do mercado para, então, montar um modelo próprio.

“Visitamos diversos ambientes no Brasil, o Tecnopuc foi o que mais se aproximou do que queríamos. A partir disso, constituímos o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde, com enfoque em inovação aberta”, relata Aguiar.

Um dos pontos altos desta decisão foi o estabelecimento da parceria com a GROW+, resultado do alinhamento com o Biohub, liderado por Carlos Klein, que se tornou um parceiro muito importante na integração do HED ao Health Plus Innovation Center. Esta aliança foi ampliada e fortalecida pelo termo de cooperação com a PUCRS e o Hospital São Lucas da PUCRS. “Estamos começando algo inédito. Nosso trabalho é formar parcerias, aproximar quem desenvolve a tecnologia de quem precisa dela e fazer isso dentro de um ambiente propício para fomentar e colocar em prática ideias, compartilhando capital intelectual em saúde com o ecossistema de inovação”, aponta o gestor.

O CITS é composto por equipe multidisciplinar em saúde, tecnologia da informação e o centro de ensino e pesquisa do HED. É um time forte para atuar nesse ecossistema. 

Essa proximidade já resultou parcerias. O gestor comenta que, com uma dessas empresas, o HED está desenvolvendo painéis assistenciais para a divulgação de informações sobre o status do paciente. Assim, a equipe assistencial tem acesso imediato a informações relevantes para a tomada de decisões nas condutas médicas necessárias para o cuidado dos pacientes. “Já implementamos em uma área específica (Emergência) e isso nos trouxe mais agilidade nos procedimentos. A solução está em fase de homologação e em breve deve ser ampliada para outras áreas do hospital”, relata.

DESTAQUE

“O Cristiano Englert é médico do Hospital Ernesto Dornelles e sempre quisemos desenvolver algo em parceira. Nos encontramos nesse momento, ele através da GROW+, e o HED com o Centro de Inovação e Tecnologia e Saúde. A GROW+ abriu as portas para fazermos parte do Health Plus Innovation Center e a troca com esse ecossistema de inovação será muito promissor”.

Geraldo Aguiar, gestor de projetos e inovação do Hospital Ernesto Dornelles

Health Plus Innovation Center

O Health Plus Innovation Center é um espaço de 650m² localizado na sede da GROW+, no Tecnopuc, com 125 estações de trabalho para startups healthtechs, médicos, profissionais da saúde e executivos que buscam aptidão para colaborar e trabalhar em equipe e capacidade para resolver grandes problemas de forma criativa.