Startup

jan

13

2020

WebMed cria solução que simplifica conexão de médicos e hospitais

Não é novidade que, na corrida rotina diária dos médicos, fazer o controle preciso das consultas, exames e cirurgias realizados, e comparar com os pagamentos recebidos dos hospitais e planos de saúde, é um desafio e tanto. Um cenário que pode gerar conflitos nesta relação. 

“Muitas vezes fica no ar uma desconfiança se os hospitais e planos de saúde estão lançando os valores corretos”, comenta o CEO e cofounder da WebMed, Luciano Lorenz, que tem como sócia Caroline Moraes. Foi essa percepção, constatada ao longo de mais de 15 anos de experiência com consultoria em gestão de saúde, que levou o empreendedor a criar uma solução inédita no mercado. 

O WebMed é um aplicativo que conecta médicos com hospitais e planos de saúde. Ao acessar o painel do aplicativo, os profissionais de saúde ou suas secretárias podem controlar todos os serviços prestados. Os cálculos são feitos de forma automatizada, gerando maior precisão dos dados. Tudo sem intervenção humana. “Um único médico, às vezes, atende vários convênios, cada um com uma tabela de valores diferentes. Fazer isso a via Excel, como acontece na maioria dos casos hoje, é muito complicado”, analisa. 

Ele comenta que um dos diferenciais da solução é a flexibilidade de se conectar aos sistemas das instituições de saúde. Isso porque, o WebMed é integrado nas plataformas de gestão dos hospitais e das operadoras de saúde, sejam elas quais forem.

Os médicos que desejam ter o aplicativo para controlar os honorários podem acessar o site webmedbr.com.br e contratar – por 30 dias, a experimentação é gratuita. “É bom para o médico e também para os hospitais, pois as instituições podem oferecer mais transparência e, assim, fidelizar os seus profissionais”, comenta o Lorenz. 

O começo de tudo

O ponto de partida do WebMed foi uma solução caseira criada pelo empreendedor para fazer o acompanhamento dos honorários dos médicos. Até que essa ferramenta chamou atenção de uma cooperativa com mais de 50 médicos, e eles perceberam que era preciso dar um passo à frente para conseguir atender a demanda. 

“A GROW+ estava selecionando startups e participamos do processo. Entre as 229, fomos uma das quatro escolhidas. Criamos a marca WebMed e, de lá para cá, fomos melhorando nosso produto, agregando clientes e fechando parcerias importantes”, comenta. 

Aliás, o empreendedor destaca a parceria com a aceleradora que, segundo ele, tem sido decisiva para o crescimento da startup, que tem sede em Porto Alegre e conta com seis profissionais no seu time. “A GROW+ foi fundamental para o nosso crescimento. Eles nos ajudaram a rever o nosso produto e o mercado potencial para explorarmos e a trabalhar com vendas mais complexas, como hospitais e operadoras de saúde. Foram incansáveis, indo a reuniões de negócios com a gente e participando de tudo, inclusive apoiando nas negociações”, diz Lorenz. Com essa parceria e a força de negócios conquistada – em 2019, a startup conseguiu a sua segunda captação, passando de um valuation de R$ 400 mil para R$ 4 milhões. “O ano de 2019 foi de construção de parceiras e 2020 será de conversão. Até o final do período queremos ter 20 novos hospitais”, diz, destacando que hoje já estão na base instituições como o Hospital Anchieta, em Brasília, e Urgetrauma e Banco de Olhos em de Porto Alegre.

Patricia Knebel

Patricia Knebel

Head de conteúdo da GROW+. Jornalista, escritora e content creator especializada na produção de conteúdos multiplataforma
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!