Artigo científico escrito por Andréia Cristina Dullius e Paola Rücker Shaeffer
A introdução da perspectiva social e ambiental no debate econômico fez com que emergisse um novo elemento que passou a influenciar na estratégia das empresas, exigindo que elas adotem práticas sustentáveis em todos os seus processos.
Destaca-se, assim, a importância da cadeia de suprimentos estar alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. Logo, o artigo objetiva analisar as ações sustentáveis na cadeia de suprimentos de uma empresa visando identificar a geração de vantagens competitivas. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na empresa ThyssenKrupp Elevadores e em suas filiais. Entre os resultados, destaca-se que o tema sustentabilidade só foi incorporado à estratégia da divisão FOB em 2012, sendo que a definição de sustentabilidade da empresa abrange todos os pilares da sustentabilidade.
Os principais fatores motivadores da adoção de uma conduta mais sustentável foram os stakeholders e as demandas de clientes dado o surgimento de um novo nicho de mercado a partir do início da construção dos prédios verdes no Brasil, refletindo em ações na cadeia de suprimentos.
Em relação à cadeia de fornecedores e as práticas implementadas especificamente, observa-se que a TKEBr trabalha conjuntamente com os seus fornecedores, auxiliando na elaboração e no repasse de informações, caracterizando, assim, um caso de colaboração ambiental, como proposto na literatura.
Por fim, observa-se que as principais vantagens competitivas decorrentes da adoção dessas práticas, bem como o seu repasse para a cadeia, são o ganho de imagem da empresa e a possibilidade de expandir o mercado e assegurar uma posição sustentável futura.