Artigo Científico

out

01

2020

Estudo de Caso sobre o Hackathon Hack For Brazil | COVID-19

Artigo científico escrito por Jorge Renato Verschoore

A coordenação de esforços coletivos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus

Este artigo se alinha aos esforços da comunidade acadêmica para lidar com as consequências da Covid-19. O estudo se debruça sobre a iniciativa Hack for Brazil, hackathon cívico que reuniu mais de mil participantes para investigar como a coordenação de esforços coletivos é realizada em contextos de grande escala e intenso dinamismo.

Alicerçado nos fundamentos da microcoordenação de redes, o artigo analisou cinco construtos: papéis, perfis, envolvimento, interação e alinhamento.

As evidências foram coletadas por meio de documentos, entrevistas
individuais e de um grupo focal com participantes do hackathon. Os resultados evidenciaram que a microcoordenação de redes assume uma característica adaptativa e emergente em hackathons de grandes proporções.

O intenso dinamismo impede o fortalecimento de vínculos
sociais e dificulta a interação e o envolvimento dos participantes. A grande escala amplia a heterogeneidade de perfis e possibilita que papéis de coordenação sejam assumidos organicamente pelos participantes.

O alinhamento ocorre no calor das decisões, requerendo a formalização de normas para reforçar a assertividade dos participantes. O estudo trouxe
contribuições às práticas empregadas pelos promotores de hackathons ao destacar os construtos que afetam sua implementação e replicação.

Ao final, o estudo aponta janelas de oportunidades para investigações da microcoordenação de redes em contextos dinâmicos.

Camila Surian

Camila Surian

Estrategista digital com experiência em comunicação, marketing e lançamento de serviços e produtos
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!