Artigo Científico

out

01

2020

As Capacidades de Inovação em Startups: contribuições para uma trajetória de crescimento

Artigo científico escrito por Andréia Cristina Dullius e Paola Rücker Shaeffer

O  artigo  visa  analisar  as  capacidades  de  inovação  predominantes  em  startups,  com  base  no  modelo  de capacidades de Zawislak et al. (2013), o qual compreende as capacidades de desenvolvimento, de operação, de gestão e de transação. Para tanto, realizou-se um estudo do tipo exploratório com seis empresas: quatro startups e duas firmas, sendo que essas iniciaram as suas respectivas trajetórias como startups.

Os resultados revelam, primeiramente, que as startups possuem apenas as capacidades de desenvolvimento e de transação, enquanto as firmas possuem as quatro capacidades desenvolvidas.

As capacidades de operação e de gestão, além de serem inexistentes ou incipientes nas startups, passam a integrar as suas rotinas apenas na medida em que  elas  se  consolidam  e  crescem  como  organização.  Além  disso,  destaca-se  também  que  a  rede  de relacionamentos das startups é um dos fatores de maior importância nos primeiros anos da startup, tendo em vista a necessidade de obter acesso a investidores e potenciais clientes.


Camila Surian

Camila Surian

Estrategista digital com experiência em comunicação, marketing e lançamento de serviços e produtos
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!