Divulgação Rapadura Valley

Colaboração

nov

16

2020

Comunidade está muito próxima de outras iniciativas locais, como do Ninna Hub

Rapadura Valley ajuda a acelerar a inovação no Nordeste

Com mais de 100 startups ativas, o Rapadura Valley assume o desafio de ajudar a acelerar a inovação do Nordeste. Parceira do Ninna Hub, a comunidade formada em 2013 vem ganhando destaque. Prova disso é que foi eleita recentemente a Comunidade do Ano no Startup Awards 2020, evento organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Estão integrados ao Rapadura Valley mais de 200 empreendedores, 100 startups ativas e 15 investidores e aceleradoras. São números que ajudam a explicar o protagonismo que o ecossistema vem conquistando.

“Temos indicadores que nos mostram que o nosso ecossistema está em plena evolução, como o caso de startups locais que estão ganhando notoriedade nacional”, relata Camila Forte, analista do Senai/CE e uma das líderes da comunidade.

Segundo ela, esse trabalho de todos os players está se consolidando de forma natural e com base em uma visão de muita colaboração. Porém, ainda há uma jornada longa a ser percorrida. “Nossos maiores desafios de hoje são mudar o mindset de algumas empresas mais tradicionais e atrair investidores. O ambiente regulatório precisa estar melhor preparado para as startups e os editais de fomento à inovação necessitam amadurecer cada vez mais”, detalha.

Para seguir evoluindo, o Rapadura Valley está focado em seu planejamento estratégico de 2021, que visa tornar o ecossistema cada vez mais preparado para dar suporte aos negócios já estabelecidos e também ser um fator de estímulo para novos negócios. “Estamos fazendo reuniões semanais com esse planejamento e são muitos os envolvidos: mentores, entusiastas, governo, Sistema S e todas as pessoas que querem fazer acontecer e nos ajudar a chegar ao mesmo objetivo”, explica Camila.    

A importância do Ninna Hub para a inovação do ecossistema no Nordeste

Quem também está junto nessa caminhada é o Ninna Hub, um dos principais hubs de inovação do Nordeste. Com um espaço de mais de 1.000 m² na antiga Bolsa de Valores do Nordeste, em Fortaleza (CE), o Ninna vem sendo um importante ator de fomento ao Rapadura Valley.

“O Ninna está sempre de portas abertas, conta com empresas mantenedoras que realmente mudaram o seu mindset e possui programas voltados ao empreendedorismo universitário que são muito importantes. É uma iniciativa que fomenta e traz ferramentas para impulsionar o ecossistema e fortalecer o empreendedorismo”, afirma a analista do Senai/CE.

Startups se fortalecem durante a crise

Alguns estudos vêm apontando que as startups estão enfrentando melhor a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Finep, por exemplo, mostrou que o nível de inovação dos pequenos negócios fez toda diferença na dimensão do impacto econômico nos últimos meses.

Enquanto 87% dos pequenos negócios convencionais registraram queda de faturamento durante a crise, as perdas foram menos significativas entre as empresas essencialmente inovadoras (startups), em que 68% dos negócios registraram perda de receita. A pesquisa apontou ainda que 13% dos pequenos negócios inovadores conseguiram aumentar o faturamento apesar da crise, resultado superior ao percentual encontrado no universo geral das MPE, onde somente 4% das companhias tiveram aumento da receita. 

Para Camila Forte, a inovação tem mostrado a sua importância ao grande público também pelas soluções e esforços gerados neste período. “Estamos vendo a importância do empreendedorismo e da inovação andarem juntos. Quando pessoas empreendedoras e que estão dispostas a resolver problemas se unem, elas são importantes para o País e não apenas para o mundo negócios”, pontua.  

Grow+

Grow+

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!