Divulgação Eduardo Macarios/Olist

Varejo

jan

12

2021

Startup foi a vencedora do Programa de Inovação para o Varejo da CDL Porto Alegre, realizado em parceria com a GROW

Olist acelera expansão com app que permite criar loja virtual em 3 minutos

Criar uma loja virtual em três minutos (sim, nós testamos e é possível) é a aposta da startup paranaense Olist para apoiar a transformação digital do varejo. O aplicativo Olist Shops já possui mais de 80 mil usuários de 170 países, e conta com versões também em inglês e espanhol. A startup foi a vencedora do Programa de Inovação para o Varejo da CDL Porto Alegre, realizado em parceria com a GROW+.

O Olist Shops é um novo produto do Olist, que já tem mais de 25 mil vendedores cadastrados e está presente em grandes portais de vendas. Enquanto o Olist Shops se destina principalmente a empreendedores que estão iniciando nas vendas no e-commerce, o Olist Store é indicado para empresas que tenham uma operação on-line mais completa.

Uma das novidades é o meio de pagamento para cobrança virtual, com taxas competitivas de mercado. Até então, no Olist Shops, o vendedor combinava diretamente com o cliente, que ele já tinha ou conquistava entre amigos, grupos de WhatsApp e redes sociais, por exemplo, e acordava qual seria a forma de entrega e pagamento. A expectativa é avançar neste modelo do Olist Shops, agregando novas funcionalidades e recursos já existentes.

Por trás do Olist existe uma bagagem bastante antiga. A empresa foi fundada em 2006 como um negócio de venda de artesanato físico e com fim social, a Solidarium. Depois, reuniu artesãos de todo o País em um grande marketplace, em 2012. O negócio teve impulso internacional com  a participação do fundador, Tiago Dalvi, em programa da 500 startups, venture capital e aceleradora norte-americana. Com a consolidação do negócio, vieram diversos aportes de investimento, sendo os dois mais recentes liderados pelo Softbank em 2019 e 2020, nos valores de R$ 190 milhões e R$ 310 milhões, respectivamente.

“Esses recursos também foram investidos no Olist Shops e em novos produtos e serviços. Focamos em trazer mais pessoas para a equipe. Já somos 450 pessoas em toda a empresa. Contratamos muitos profissionais e estamos com vagas abertas”, comemora Thiago Miashiro, diretor do Olist Shops.

Outro grande incentivador do crescimento da operação foi a prefeitura de Curitiba (PR), com a qual o Olist Shops fez uma parceria para ajudar artesãos do município afetados pelo isolamento social e o fim das grandes feiras locais, como o Largo da Ordem. Foi uma oportunidade para que trabalhadores de pequeno porte e sem capital pudessem fazer a estreia nas vendas on-line. “A parceria com a prefeitura foi muito relevante para o crescimento inicial do Olist Shops logo no começo da pandemia, dispondo de uma loja virtual gratuita”, relembra Miashiro.

Além disso, já é possível pagar e receber também pelo Olist Shops e há novos serviços sendo planejados. Para o executivo, é assim que a empresa facilita o “empoderamento” de pequenos empreendedores no varejo virtual.

“Há, no Olist Shops, desde produtos de decoração e eletrônicos até venda de alimentação por quem tem banca de rua, por exemplo”, exemplifica.

O executivo do Olist diz que por estratégia a empresa não revela o crescimento alcançado, mas assegura que foi bem acima da média do mercado apontada por pesquisas da Ebert/Nielsen, que indicaram alta de 47% no segmento neste primeiro semestre do ano.

Com tudo isso, finaliza Miashiro, cresce também o interesse de grandes investidores e venture capital interessadas nas startups do setor. É um movimento comum nos Estados Unidos e Europa, que agora começa a ocorrer também no Brasil, com novos negócios sendo vendidos ou recebendo aportes volumosos.

Entenda como é criar uma loja virtual em três minutos:

– No Olist Shops, aplicativo gratuito que permite a você criar a sua própria loja virtual em até três minutos, divulgando o seu link de vendas como no WhatsApp ou em suas redes sociais. É um modelo mais flexível e que permite experimentar um negócio virtual descomplicado e sem custo.  

– Basta baixar o aplicativo, criar uma conta e cadastrar um produto, da forma como quiser. Você vai definir o título, o nome e inserir uma foto (se quiser), colocar a descrição e dar um nome para essa loja (sim, pode ser uma loja de um único produto) e você já vai gerar um link de vendas.

– Você vai definir como fará a entrega e o pagamento, que pode ser inclusive uma “maquininha” com a qual você já faz vendas e pode cobrar quando você mesmo realizar a entrega. O Olist Shops também oferece um meio de pagamento on-line totalmente integrado para facilitar a operação

Grow+

Grow+

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!