O ritmo acelerado da inovação nos produtos da John Deere que chegam ao mercado está levando a uma grande transformação das unidades fabris da companhia, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo. Um movimento que caminha lado a lado com a aproximação da marca com as startups. é assim que a John Deere quer reforçar a inovação e aumentar a eficiência e agilidade nos seus processos industriais.
“A necessidade de termos produtos embarcados com mais tecnologia exige muita velocidade das fábricas. O nosso desafio é poder executar cada vez mais as ideias que vem do nosso Centro de Inovação”, conta o Head de Inovação da John Deere Brasil, Mikael Nöremberg.
O executivo chegou recentemente à empresa, justamente, para criar o braço de inovação aberta focado em eficiência operacional. Reconhecida em inovação de produtos e negócios, a John Deere inaugura uma nova fase em que passa a dar maior foco aos serviços. “A nossa meta é endereçar as dores que temos na nossa indústria, como os processos de gestão, RH e logística, e não apenas as do agro”, explica.
Isso envolve desenvolver iniciativas para tornar essas unidades mais eficientes, reduzindo o custo da operação e preparando-as para as mudanças em novos negócios e produtos que acontecerem daqui para frente. E se o tema é mais agilidade, inevitável não olhar para as startups.
“Essa empresas têm muita tecnologia, agilidade na implantação e um custo de operação menor, já que possuem estruturas mais enxutas. Com isso, conseguem trazer inovação e custo de implementação menor que os fornecedores tradicionais”, observa Nöremberg. Ele cita ainda a rápida resposta a alterações e customizações. “Com uma startup ao nosso lado, não levaremos meses para alterarmos algum sistema ou para validar provas de conceito, como às vezes acontece hoje em dia”, acrescenta Nöremberg.
Internamente, a preparação para esse movimento rumo a um maior nível de eficiência das fábricas já começou. A John Deere atua com base em três pilares: a criação de uma cultura de inovação, a criação de métodos de trabalho das equipes internas para atuarem lado a lado com as startups e o uso de metodologias de agilidade para preparar os times para atuarem no mundo digital. A fabricante também está criando iniciativas de intraempreendedorismo, para incentivar os seus colaboradores e pensarem o novo e empreender.
“Já estamos nos conectando com os ecossistemas de inovação e começamos a analisar soluções que possam nos ajudar a reduzir despesas, ganhar agilidade e, desta forma, dar um melhor retorno aos nossos clientes. É um movimento que vai acontecer em todas as unidades fabris”, relata Nöremberg.