Divulgação Grupo Linhares

Transformação digital

dez

14

2020

Empresa fortaleceu a cultura de que a venda de automóveis não pode ser apenas transacional

Grupo Linhares quer gerar experiências diferenciadas no varejo automotivo do Brasil

As empresas do segmento de venda de carros e motos costumam ser mais tradicionais no seu modelo de negócio. Aos poucos, porém, isso começa a mudar e as concessionárias passam a trilhar o caminho da inovação. Há quatro anos, o Grupo Linhares iniciou a sua jornada nessa direção e começou a se transformar; agora, ao lado do Ninna Hub e da GROW+, acelera essa caminhada de gerar experiências diferenciadas para o varejo automotivo.

A mudança começou da percepção de que era necessário evoluir no tratamento com o cliente e que para isso, a empresa precisaria fortalecer a cultura de que a venda de automóveis não pode ser apenas transacional, é preciso criar uma experiência ao comprador. “No Nordeste, a moto e o carro, às vezes, é o maior bem conquistado pela pessoa. Precisamos tratar essa experiência com atenção e, para isso, temos comitês de cultura e de cliente ligados ao Conselho pensando nestas estratégias”, destaca o CEO do Grupo Linhares, Luciano Cansanção.

Considerado um dos principais players de varejo automotivos do Brasil, o Grupo Linhares está atualmente entre as seis maiores concessionárias de motos do País e tem ganhado espaço na operação de carros. Inserido em um segmento mais tradicional, o grupo precisou, primeiro, preparar a equipe para modernizar a sua atuação. Aos poucos, a mensagem foi sendo transmitida aos mais de 500 colaboradores nos 53 pontos de venda da empresa espalhados em quatro estados do Nordeste.

A transformação teve como foco a experiência do cliente em toda a sua jornada de compra e também no pós-venda como forma de fidelizá-lo. “Temos que proporcionar uma experiência leve e de muita confiança. Para isso, há muito treinamento e capacitação. Queremos servir o cliente de forma diferenciada e proporcionar a melhor experiência da sua vida”, ressalta Cansanção.

Desenvolvimento com o Ninna

A conexão com o Ninna Hub veio para colocar a experiência dos clientes do Grupo Linhares em outro patamar. Para isso, foi desenhada toda a jornada dos cliente da concessionária, desde a busca pela informação no site até o serviço de pós-venda. Nesse mapeamento, foram envolvidos não só os vendedores como diferentes áreas da empresa para identificar falhas e propor melhorias, processo que rendeu a decisão de conectar cinco projetos com startups.

“Nossas lideranças estão muito preparadas para a mudança. A inovação foi implantada aos poucos em todos os níveis, patrocinada por todos do conselho e pelas altas lideranças”, detalha o CEO do Grupo Linhares.  

Programa Inovares

O Programa Inovares, que conta com o apoio do Ninna Hub e da GROW+, é um dos projetos de inovação da concessionária. Foi lançado com o objetivo de transformar a jornada de seus clientes e colaboradores em algo único por meio de parcerias com o ecossistema de inovação e gerando novas oportunidades para empresas/startups.

A partir do Inovares, foram convocados empreendedores de todo o Brasil para trazer soluções inovadoras em cinco temáticas: lojas e pontos de vendas conceito, programa de fidelização, experiência multicanal (omnichannel), modelo de vendas e padronização do atendimento.

“Estamos sempre de olho nas oportunidades, buscando aproximação com startups e vendo oportunidades para oferecer mais serviços conectados com o que está acontecendo de transformação do mundo”, acrescenta Cansanção.

O Grupo Linhares

Fundado em 1998 no Ceará, o Grupo Linhares atua no segmento de concessionárias de motos Honda (com as marcas Ares e Nova Onda) e carros Hyundai e Renault (com a marca Terra Santa).

Atende mais de 150 municípios nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe com 53 Lojas ou pontos de vendas e mais de 500 colaboradores que operam com veículos novos, seminovos, consórcios, seguros, peças, acessórios e serviços de pós vendas.

Grow+

Grow+

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Inovar não precisa ser tão desafiador!

Inovar não precisa ser tão desafiador!