Divulgação Furnas

Intraempreendedorismo

fev

26

2021

Empresa faz parte da Eletrobras, que atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica

Furnas lança laboratório de prototipação para acelerar inovação corporativa

Furnas, empresa do grupo Eletrobras que atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica e está presente em 15 estados e no Distrito Federal, lançou um laboratório de prototipação, resultado de uma atuação conjunta com players do mercado.

A iniciativa, inédita no setor, tem como objetivo dar suporte tecnológico aos projetos dos intraempreendedores egressos do programa Inova Furnas e da Olimpíada Nacional de Inovação Eletrobras, com 10 projetos finalistas em 2020.

“Percebemos que nossos inovadores encontravam muita dificuldade em implementar seus projetos de base tecnológica, pois dependiam de entrar em uma fila de priorização da fábrica de software ou de aguardar as diversas etapas de um processo de contratação”, conta o gerente de Desenvolvimento e Inovação de Capital Humano e líder de inovação aberta de Furnas, Thiago Peixoto.

Segundo ele, foi por isso que nasceu a iniciativa de criar o Laboratório de Prototipação, um espaço de aprendizado acelerado em codificação visual de software e desenvolvimento de produto. “Fizemos isso por meio da implementação de uma trilha de capacitação com programadores e especialistas que ensinam os nossos participantes ao mesmo tempo em que eles desenvolvem o próprio produto”, acrescenta.

Furnas começou, em 2016, a estimular o comportamento intraempreendedor e tem agora como objetivo criar novas startups por meio de ideias dos colaboradores. A ideia é aproveitar o seu know-how no segmento de energia para testar produtos ou modelos de negócios inovadores, inicialmente dentro da própria empresa para, em seguida, estruturá-los e serem oferecidos ao mercado.

“Descobrimos que a melhor forma de fazer isso é capacitar e dar autonomia aos nossos colaboradores de espírito inovador. Confrontar diretamente modelos mentais em uma abordagem top-down seria um choque de cultura, que atrapalharia a criatividade. Por isso estamos fazendo uma mudança gradativa, com nossos entusiastas atuando como multiplicadores desse novo mindset que alia o crescimento pessoal e profissional com o benefício financeiro real para o negócio,” esclarece Peixoto.

GROW+ apoia Furnas em iniciativa inédita

O Laboratório de Prototipação de Furnas está com o primeiro ciclo concluído, resultado de uma parceria com a aceleradora de startups GROW+.

Seguindo o conceito de lean startup, GROW+ e Furnas construíram um espaço de aprendizado que possibilitou a validação das hipóteses dos intraempreendedores por meio da criação de protótipos dos projetos de inovação aberta propostos na Olimpíada, proporcionando a aceleração do desenvolvimento das ações e eliminando os riscos e custos desnecessários.

Os protótipos que derem certo poderão impulsionar a criação de startups pelos próprios colaboradores, o que Peixoto está chamando de endostartups.

“É um processo diferente do conceito de spin-off, onde a empresa cria um novo CNPJ para operar o novo negócio. Nas endostartups, são os colaboradores que, se desejarem, tem a oportunidade de fundarem e se tornarem os sócios majoritários da nova empresa, em um processo de Venture Building lançado em caráter experimental em 2020”, conta.

O plano é que Furnas e o eventual parceiro tenham opções de compra de uma parte dos papéis da endostartup, como retorno pelo investimento inicial feito. Mas, esse conceito não é simples e, por isso, está sendo avaliado antes de ser posto em prática.

Mais sobre Furnas

Furnas nasceu com a missão de evitar o colapso energético que ameaçava o processo de industrialização do Brasil na década de 1950. Construiu a primeira hidrelétrica de grande porte do País: a Usina de Furnas (MG).

Criada em 28 de fevereiro de 1957, a empresa conta com instalações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia e no Distrito Federal.

Grow+

Grow+

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Artigos Relacionados

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Nossas Soluções

Trilhas de Inovação Aberta

Nossa entrega mais digital de todos os tempos.
Projetada para uma experiência incrível. Uma nova dimensão para a inovação aberta, harmonizando (intra) empreendedorismo com startups.

Programas de Inovação Corporativa

Revolucionários.
A ponte entre startups e (intra) empreendedorismo.
Criar desafios, gerar ideias, colaborar e conectar-se com startups. Diferentes caminhos para criar, gerenciar e capturar a inovação.

Editorias

Quer informação e conteúdo para construir o novo?

A nossa news é pra você!

Inovar não precisa ser tão desafiador!

Inovar não precisa ser tão desafiador!