Marketing Digital de Conteúdo

O que é e Como usá-lo para o seu Negócio

Marketing Digital de Conteúdo

A quantidade de informações disponíveis na internet aumentou muito o poder de escolha do consumidor. Isto está gerando mudanças enormes na forma de fazer marketing.

Para elucidar melhor essa frase, teremos que fazer um exercício de relembrar como era feito o marketing antes da internet.

Todo o marketing era feito através de propagandas na TV e rádio, veículos de comunicação (jornais, revistas), outdoors, entre outros. O objetivo era criar o interesse do consumidor, pois não havia essa ferramenta fantástica chamada Internet.

Hoje, quando o consumidor sente a necessidade de adquirir produtos ou serviços, ele vai até os sites de busca e pesquisa sobre o assunto em sites, fóruns, mídias sociais e anúncios.

Esse é um dos motivos que torna o Marketing Digital de Conteúdo tão importante para o seu negócio. Outros fatores importantes do Marketing de Conteúdo é que com ele você poderá educar o seu público, além de demonstrar que realmente entende as necessidades deles, isso irá gerar autoridade para você.

 

CRIE CONTEÚDO RELEVANTE, ATRAIA TRÁFEGO E CONVERTA OS LEADS  

Há dois pontos muito importantes para criar conteúdos relevantes que atraiam visitantes e façam com que eles preencham um formulário para virar Leads, que são:

1º Ponto – Conheça Seu Público Alvo

Esse é o passo fundamental para qualquer negócio, pois conhecendo o seu público alvo você saberá qual o tipo de linguagem mais chama atenção dele. Você também saberá exatamente quais seus anseios, dores e problemas, gerando conteúdo exatamente para esses pontos.

Além disso, é importante atrair visitantes até suas páginas de conversão e ao seu blog. Neles você criará call-to-action (chamadas para ação) para que levem as pessoas a preencher seus formulários, lhe dando a certeza da conversão de muitos desses visitantes em Leads.

2º Ponto – Crie Objetivos Claros 

Sempre que for produzir conteúdo tenha bem claro o motivo pelo qual está produzindo. Caso você esteja querendo criar uma lista de emails, faça com que seu visitante tenha confiança de que irá receber conteúdo muito relevante em troca do seu contato.

Agora, se o seu objetivo for aumentar o número de seguidores nas redes sociais. Mostre para o visitante o quanto ele está perdendo por não seguir você e por não ter acesso às suas novidades.

 

ENTENDA CADA ETAPA DO CICLO DO SEU CONSUMIDOR

Você precisa conhecer muito bem os estágios do caminho do seu consumidor, sendo ele longo ou curto. Divida seus consumidores por interesse e produza materiais que atendam aos interesses dos grupos, pensando sempre em levá-los para o próximo estágio, conforme abaixo:

1ª Etapa – Transformando Visitante em Lead

Esse é o primeiro estágio do visitante, é quando ele lê algum post seu ou vê algum material na web. É preciso que você demonstre que poderá atender necessidades dele e isso é feito através dos conteúdos que você disponibiliza.

A forma de transformar um visitante em lead é fazendo ele preencher um formulário com seu contato. Mas como fazer isso? Ofereça um material rico, algo que valha a pena trocar pelo seu email, como por exemplo, um eBook, uma série de vídeos ou um webinar.

Após o cadastro desse visitante em algum dos seus formulários, ele se tornará um Lead e passará à segunda etapa do ciclo.

2ª Etapa – Transformando o Lead em Oportunidade de Negócio

Nessa etapa a lead já acompanha ou pelo menos começou a utilizar seus materiais, já passou por aquele primeiro contato. Importante nessa fase é continuar “esquentando” esse lead e fazer com que ele adquira cada vez mais confiança nas suas informações, acompanhando mais de perto seus materiais.

Conheça muito bem ele, utilize as informações que o lead deixou ao se cadastrar no seu site. Veja o conteúdo que ele baixou. Entenda o que ele está precisando. Sabendo de tudo isso, você poderá lhe oferecer materiais que complementem os assuntos que ele tem mostrado interesse.

Isso demonstra que você tem conhecimento e a solução para o problema que ele está tendo. Mostrando esses pontos, você o encaminhará para o próximo passo, a venda.

3ª Etapa – Transformando Oportunidades em Venda

Nessa última etapa do ciclo de leads você poderá ser mais direto na apresentação do seu produto. Você conhece os problemas do lead e ele está demonstrando interesse em adquirir as suas soluções.

Para fechar a venda você poderá utilizar cases de sucesso ou comparativos que mostrem que a sua solução é a melhor para ele. Fazendo com que ele entenda que precisa do seu produto ou serviço.

 

Agora que você sabe como trabalhar com o Marketing de Conteúdo há algo muito importante que você deve saber, EXECUTE! Esse é o ponto em que a maioria dos negócios empaca, mas isso não irá acontecer com você!

Sucesso!

CTA Ebook Grow+

Deixe seu comentário: